Brasil, crescimento sustentável, capacidade ociosa e inflacao

Múltiplas estimativas do PIB potencial. A fonte dos dados de PIB efetivo é o IBGE, enquanto eu comparo as estimativas da IFI e do IPEA com tres estimativas diferentes de minha autoria: uma por um filtro HP (λ=1600, dados trimestrais), outra por uma tendencia linear simples, e uma última através da funcao de producao, sobre a qual falaremos brevemente aqui.
Hiatos do produto resultantes das cinco diferentes fontes. É possível notar que, apesar de uma visível correlacao entre as medidas, suas magnitudes diferem razoavelmente, o que pode dificultar ao ponto de inviabilizar completamente um consenso sobre a conjuntura do ciclo economico.
Nesta imagem, sintetizo os dez gráficos acima em somente dois, trabalharemos com estas medidas nas análises subsequentes.
Neste gráfico, notamos como o crescimento sustentável da economica brasileira foi prejudicado pela crise de 2014–2016. Em demais períodos, fica claro que o crescimento potencial da economia brasileira se manteve relativamente constante por todas as medidas apresentadas.
Neste exercício, os dois cenários assumem um uma funcao de producao cobb-douglas simples onde α da particacao do capital é igual a 0.4, conforme Gomes, Pessoa e Veloso (2003)
A regressao foi estimada com dados trimestrais de 2005–2020T3, extraídos do SGS/BACEN, do IBGE e do FRED. A medida de núcleo de inflacao utilizada foi a média de todas as medidas oferecidas pelo BCB.
Na forma funcional, podemos desconsiderar o nfsp (necessidade de financiamento do setor publico), em razao dela ter apresentado um coeficiente próximo de zero e nao significante). Todos os demais sinais foram estatisticamente significantes e em linha com o que preve a teoria
Nas premissas acima, estamos assumindo que o hiato do produto se fecharia até 2024, que a expectativa de inflacao convergirá para a meta de longo prazo (3% ao ano) e que o diferencial de juros nominais Brasil-EUA vá se aproximar de 5.5%.
Esta trajetória sugere uma inflacao próxima da meta de longo prazo, de 3%, além de ser consistente com a atual expectativa de mercado (3.5% para o fim de 2021) e a meta do BCB dos próximos 4 anos.

--

--

--

(Macro)Economics is my thing. The world may not fit into equations, but within them even an extent of the unknown can be measured.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Felipe Camargo

Felipe Camargo

(Macro)Economics is my thing. The world may not fit into equations, but within them even an extent of the unknown can be measured.

More from Medium

Weekly Dose of ESG — Energy Pickle Continued

Caesar seeks yield-generating opportunities across different protocols and chains.

Most Heated Debate in Crypto Industry : Genesis Has Great Potential

NFT’s: a new instrument for innovative business models (not just JPG’s)